terça-feira, 16 de agosto de 2011

Adversidades que contribuem para o avanço do Evangelho


SERMÃO EM FILIPENSES 1:12-19

Introdução

Imaginemos um jovem fiel à palavra, zeloso quanto aos costumes mais antigos dos apóstolos. Tem ao seu redor amigos que compartilham da mesma fé e dos mesmos costumes. Tudo parece estar bem no terceiro século da história da igreja, mas, uma perseguição em sua cidade; a Gália que fica no norte da Itália, suscitada pelo diabo e pelo governador Antonio Vero tira a paz deste moço e dos seus companheiros.
 Uma das maiores e terríveis perseguições aos cristãos pós-apóstolos trouxe para a mente dos mártires a certeza de que tudo que estavam vivendo era o cumprimento das palavras do próprio Cristo: “Vem mesmo a hora em quem qualquer que vos matar cuidará fazer um serviço a Deus”. Todo o sofrimento culminava com a propagação do Evangelho e isso era o que importava para os verdadeiros mártires.

Elucidação

As palavras do apóstolo quanto a sua situação são bem claras, porquanto, ele demonstra que as perseguições, têm contribuído para a propagação do evangelho. Ele usa termos como “cadeias que são conhecidas de toda a guarda Pretoriana”. Paulo era guardado por estes homens que o observavam dia após dia, consequentemente, o evangelho era propagado. A intenção de Paulo é confortar o povo de filipos que estavam ansiosos por saber o que iria acontecer com o servo do Senhor, e estimulá-los a permanecerem firmes em meio à tribulação.

Proposição

Quando os filhos de Deus são perseguidos devem ter a certeza que Jesus está no controle da pior das adversidades e dará livramento àqueles que perseverarem.

Sentença de Transição

Quando as dificuldades tornam-se bênçãos?

Versículo 12
I.                   Paulo chama a atenção dos Filipenses para ouvirem algo que realmente é revelação de Deus, pois, quando declara: “Quero ainda irmãos.....” Está chamando a atenção. A revelação é que tudo o que vem passando, isto é, sua prisão e possível derrota têm contribuído para o crescimento do Evangelho. Muitos dos destinatários da carta acreditavam que era o fim de Paulo e seu ministério, mas, alegremente o Apóstolo revela que é uma ferramenta usada por Deus para que o evangelho seja propagado. Todo o palácio estava se conscientizando que aquele homem a ferros tinha algo especial que o não deixava vacilar, nem tão pouco se entregar. A cada dia ficava mais claro que só podia ser algo na visão deles vida dos deuses, porém Paulo sabia que todas as suas forças viam Daquele que é o principio e o fim e pelo qual tudo em suas vidas devia convergir o Cristo Jesus.  Todas as aparentes dificuldades de Paulo e suas dores se transformaram pelo poder do Evangelho em benefícios que só aqueles que conhecem o Senhor podem definir e sentir.
II.                Havia entre os de Filipos muitos obstáculos que impediam o evangelho de se propagar, logo, Paulo aproveita que a cidade estava cheia de soldados que entendiam da construção de estradas e enfatiza que seu testemunho tem desobstruído o caminho para a pregação da Palavra. Ele estava preso, no entanto, para glória de Deus a santa palavra não estava presa e se difundia cada vez mais. Paulo declara: “pelo qual estou sofrendo até algemas como malfeitor; contudo, a palavra de Deus não está algemada” II Timóteo 2:9.

Versículo 13

I.                   As dificuldades de Paulo que desobstruíam a proclamação do evangelho estavam sendo conhecidas daqueles truculentos e rudes homens os quais seriam impenetráveis por qualquer palavra de amor. Através da convivência com os Apóstolos os guardas concluíam que a prisão daquele homem que falava com sabedoria não poderia ter sido por crime algum.
II.                Paulo também se refere às pessoas que moravam no palácio e a outros que conviviam com os guardas, talvez seus familiares.
III.             O testemunho de vida do Servo do Senhor estava surtindo efeito.


Versículo 14

I.                   Os crentes de Roma estavam sendo influenciados pelo testemunho de Paulo e consequentemente a pregação da Palavra era mais freqüente e cheia de entusiasmo. O Servo de Deus diz que nem todos foram estimulados, mas a sua maioria, isto significa que nem todos os que se dizem filhos de Deus são realmente tocados pelo testemunho verdadeiro.
II.                A graça de Cristo une o homem a Ele. “Estimulados no Senhor... .”Significa dizer que os verdadeiros Cristãos tem uma aliança eterna com Jesus o termo “..no Senhor...”, significa que é em cristo que encontram forças para diante da provação de Paulo pregar as Boas Novas de Salvação.Através da dor de Paulo os irmãos no Senhor foram avivados a pregar o evangelho.

Versículo 15 e 16




Nenhum comentário:

Postar um comentário