quarta-feira, 27 de abril de 2011

O LIVRO DE GÊNESIS


Título:

Provém da Septuaginta (versão grega do V.T. do século IV a.C.) e significa princípio, origem ou nascimento. Os hebreus o denominavam “no principio” em relação à primeira palavra ou frase do livro.

Propósito:

  • O livro de Gênesis introduz a compreensão da Bíblia. Muitas passagens relacionam-se intimamente com o N.T.
  • O Gênesis é o começo da Revelação divina em relação a diversas doutrinas bíblicas.
  • O Gênesis marca como Deus escolheu para si um povo. Ele começa com uma escolha de Abraão que depois é apresentada ao povo de Israel, constando assim a sua história durante o resto do V.T. Traça a linhagem piedosa, que transmite a promessa de 3.15, e vai descartando as linhas colaterais, não lhes dado importância. A historia da humanidade vai se restringido, cada vez mais, até que o interesse se concentra em Abraão, pai do povo escolhido.
  • O Gênesis pretende narrar o drama da raça humana corrompida pelo pecado e como este afeta seu relacionamento com Deus, servindo de pano de fundo, para manifestar os planos e propósitos divinos.
  • Ele vai mostrar Deus como o principio de todas as coisas, o criador do universo. É responsável pelo o mundo e por tudo o que há nele.
  • Os fatos de Gênesis são históricos, pois dão testemunho de eventos que em verdade aconteceram.
  • Gênesis manifesta a ação divina e dinâmica em todos os eventos da história da humanidade. A própria historia humana é a realização dos Seus planos.
  • O Gênesis vai traçar o plano de redenção como promessa de Deus para o homem.
  • O Gênesis é a introdução a Bíblia toda. È o livro dos princípios, pois narra os começos da criação, do homem, do pecado, da redenção e da raça eleita.

Na opinião de Gillis, sem o Gênesis a Bíblia “é não só incompleta, mas incompreensível”.


Estilo:

Histórico narrativo.

Assunto:

O assunto geral é o principio de todas as coisas. Porém a luz do tema da Bíblia toda, seu tema é: Deus começa a redenção escolhendo um povo!




Conteúdo:

Esse livro abrange uma época muito longa, desde as primeiras origens das coisas até o estabelecimento de Israel, no Egito. Divide-se em duas seções claramente distintas: a história primitiva (1-11), que é como “um pátio anterior” para a historia da redenção, e a história patriarcal (12-50), que evoca a figura dos grandes antepassados de Israel.
O esquema do livro é o seguinte:
  1. Introdução;
  2. História primitiva
            A) A criação (1-2);
            B) A queda e suas conseqüências (3-4);
            C) O dilúvio (5-9);
            D) A dispersão das nações (10-11).
      3.   História patriarcal
            A) Abraão (12.1 - 25.18);
            B) Isaque e Jacó (25.19 – 36.43);
            C) José (37 – 50).

Observações: As genealogias dos hebreus nem sempre são completas, pois mencionam só os nomes dos personagens destacados, omitindo amiúde pessoas de pequena importância na historia. Parece também que algumas passagens do Gênesis não estão em ordem cronológica.
  
O Principio da Criação:

Qual é a idéia mais importante no relato da criação?
Não e a descrição do processo de criar, nem a dos detalhes acerca do homem, por mais interessantes que sejam. Tal idéia é: há um Deus, e por ele, foram feitas todas as coisas. A frase, no principio Deus criou... é a resposta aos erros do politeísmo (vários deuses), do materialismo, do panteísmo, e do dualismo. Além do Universo, há um Deus eterno, que é superior à sua criação.

“No principio criou Deus...” A idéia principal em relação a este principio é que a origem de todas as coisas está em Deus. Em primeira análise em Gn 1.1. o versículo é uma sentença introdutória em relação à narrativa a seguir. A palavra predominante neste inicio de narrativa é bara (criar em hebraico) e seu significado manifesta a ação de criar do nada, sem material pré-existente (comparar com Is 65.18). “os céus e a terra” bem pode significar a criação do universo.
No versículo “a terra era sem forma e vazia” tem gerado algumas especulações em relação a uma possível recriação das coisas, pois é difícil aceitar a idéia de Deus manter uma criação em uma espécie de caos. Esta teoria argumenta que uma catástrofe universal entre Gn 1.1 e 1.2, teria acontecido antes da queda de Satanás, que havia também os dinossauros, e o juízo conseqüente de Deus, o qual teria recriado a terra posteriormente (existe dificuldade para apoio bíblico desta teoria). O abismo deve-se entender como condição de água que cobria a terra. A ação evidente do Espírito de Deus pairando sobre as águas, manifesta uma ação igual às da águia cuidando do seu ninho e seus filhotes (Deut. 32.11).
A partir do v.2, o texto descreve o progresso e a organização dos elementos criados e também outras criações a partir dos mesmos.
·         1°Dia: aparição da luz, (noite e dia), (1:3-5);
·         2° Dia: céu atmosfera e mares, (1:6-8);
·         3° Dia: surgem os continentes, aparição da vegetação, (1:9-13);
·         4° Dia: corpos celestes que iluminam a terra, o sol, a lua e as estrelas, (1:14-19);
·         5° Dia: animais marinhos e aves, (1:20-23);
·         6° Dia: os mamíferos e o homem, (1:24-31);
·         7° Dia: término da criação; descanso de Deus (2:1-3) – É o repouso da realização cumprida, não significa inatividade, pois Deus não se cansa e nutre o que cuida!
“O criador é o único Deus (Is 45:18). Ele formou a terra e tudo quanto há nela: Ele estabeleceu  terra por meio dos seus decretos, em obediência a Sua soberana vontade; Ele não deixou o caos primevo (Gn 1:2), conforme era. Ele instituiu a boa ordem e a harmonia. Criou a terra para que fosse habitada. Aos habitantes da terra Ele revelou sua salvação.

O relato bíblico e a ciência moderna

Quantos anos têm a terra? Os cientistas têm encontrado grandes evidencias de grandes mudanças geológicas, estratificação de massas de pedras, e outros indícios que os levam a concluir que a terra é antiguíssima! Bom em primeiro lugar, o cristão deve entender que o Gênesis não apresenta datas, e não se podem levar em conta suas genealogias para efetuar os cálculos, pois existem nelas grandes vazios. Em segundo lugar a Bíblia é um livro religioso, que trabalha com a fé, e não uma revista cientifica que necessita de comprovações plenas.
Deus recriou a terra em seis dias literais. Poderiam ter transcorridos milhões de anos entre a criação original e a recriação. Satanás teria destruído a 1° criação de Deus, com a sua queda, e consequentemente os dinossauros.

O começo da raça humana

O registro de Gênesis fornece-nos a narrativa sobre a origem do homem, em corpo e alma. Este é o ensino que diz que o homem foi criado por Deus por um ato especial, de tal maneira que o homem não é produto da evolução (Criacionismo Antropológico – origem do homem).

A criação do homem

O homem foi criado a imagem de Deus, mas não significa imagem física, pois Deus é Espírito, e não tem forma definida. Ter a imagem de Deus em nós significa ser dotado das faculdades de raciocínio, expressões emocionais, e agir voluntariamente. O homem é um ser moral, racional, e espiritual. Essas três características o distinguem dos outros seres criados, e sua superioridade sobre os demais seres, e a capacidade de exercer domínio sobre o restante da criação no Édem.
Somente o homem recebeu o sopro de Deus e, portanto tem espírito e alma imortais, por meio dos quais tem comunhão com Deus (Gn 2.7; Is 5.23).

A criação da mulher

O homem criado passa a desenvolver sua personalidade, até então latente (oculta), que contrasta com os demais animais, por isso, ele passou a sentir-se sozinho, em decorrência da ausência do dialogo, ele precisava de uma auxiliadora que lhe fosse idônea, companheira.
Em Gn 2:18-25, a história prepara o cenário para a criação da mulher, salientando a natureza essencial coletiva da humanidade, sua sociabilidade. Não é bom que o homem esteja só, far-lhe-ei uma auxiliadora. Deus, portanto, forma a mulher, com uma parte do corpo do homem. Apresenta-a Adão, que reconhece ser de sua própria essência. Osso dos seus ossos, carne de sua carne, parte de si! Essa ligação intima entre homem e mulher explica porque o homem rompe seus laços estreitos com os pais e torna-se uma só carne (ou melhor “corpo”) com a esposa, refere-se ao aspecto tangível da humanidade e ao aspecto físico do casamento.

Alguém observou que o homem tem espírito para ter comunhão com Deus, vontade para ele obedecer, e corpo para servi-lo!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário