terça-feira, 16 de agosto de 2011

Adversidades que contribuem para o avanço do Evangelho


SERMÃO EM FILIPENSES 1:12-19

Introdução

Imaginemos um jovem fiel à palavra, zeloso quanto aos costumes mais antigos dos apóstolos. Tem ao seu redor amigos que compartilham da mesma fé e dos mesmos costumes. Tudo parece estar bem no terceiro século da história da igreja, mas, uma perseguição em sua cidade; a Gália que fica no norte da Itália, suscitada pelo diabo e pelo governador Antonio Vero tira a paz deste moço e dos seus companheiros.
 Uma das maiores e terríveis perseguições aos cristãos pós-apóstolos trouxe para a mente dos mártires a certeza de que tudo que estavam vivendo era o cumprimento das palavras do próprio Cristo: “Vem mesmo a hora em quem qualquer que vos matar cuidará fazer um serviço a Deus”. Todo o sofrimento culminava com a propagação do Evangelho e isso era o que importava para os verdadeiros mártires.

Elucidação

As palavras do apóstolo quanto a sua situação são bem claras, porquanto, ele demonstra que as perseguições, têm contribuído para a propagação do evangelho. Ele usa termos como “cadeias que são conhecidas de toda a guarda Pretoriana”. Paulo era guardado por estes homens que o observavam dia após dia, consequentemente, o evangelho era propagado. A intenção de Paulo é confortar o povo de filipos que estavam ansiosos por saber o que iria acontecer com o servo do Senhor, e estimulá-los a permanecerem firmes em meio à tribulação.

Proposição

Quando os filhos de Deus são perseguidos devem ter a certeza que Jesus está no controle da pior das adversidades e dará livramento àqueles que perseverarem.

Sentença de Transição

Quando as dificuldades tornam-se bênçãos?

Versículo 12
I.                   Paulo chama a atenção dos Filipenses para ouvirem algo que realmente é revelação de Deus, pois, quando declara: “Quero ainda irmãos.....” Está chamando a atenção. A revelação é que tudo o que vem passando, isto é, sua prisão e possível derrota têm contribuído para o crescimento do Evangelho. Muitos dos destinatários da carta acreditavam que era o fim de Paulo e seu ministério, mas, alegremente o Apóstolo revela que é uma ferramenta usada por Deus para que o evangelho seja propagado. Todo o palácio estava se conscientizando que aquele homem a ferros tinha algo especial que o não deixava vacilar, nem tão pouco se entregar. A cada dia ficava mais claro que só podia ser algo na visão deles vida dos deuses, porém Paulo sabia que todas as suas forças viam Daquele que é o principio e o fim e pelo qual tudo em suas vidas devia convergir o Cristo Jesus.  Todas as aparentes dificuldades de Paulo e suas dores se transformaram pelo poder do Evangelho em benefícios que só aqueles que conhecem o Senhor podem definir e sentir.
II.                Havia entre os de Filipos muitos obstáculos que impediam o evangelho de se propagar, logo, Paulo aproveita que a cidade estava cheia de soldados que entendiam da construção de estradas e enfatiza que seu testemunho tem desobstruído o caminho para a pregação da Palavra. Ele estava preso, no entanto, para glória de Deus a santa palavra não estava presa e se difundia cada vez mais. Paulo declara: “pelo qual estou sofrendo até algemas como malfeitor; contudo, a palavra de Deus não está algemada” II Timóteo 2:9.

Versículo 13

I.                   As dificuldades de Paulo que desobstruíam a proclamação do evangelho estavam sendo conhecidas daqueles truculentos e rudes homens os quais seriam impenetráveis por qualquer palavra de amor. Através da convivência com os Apóstolos os guardas concluíam que a prisão daquele homem que falava com sabedoria não poderia ter sido por crime algum.
II.                Paulo também se refere às pessoas que moravam no palácio e a outros que conviviam com os guardas, talvez seus familiares.
III.             O testemunho de vida do Servo do Senhor estava surtindo efeito.


Versículo 14

I.                   Os crentes de Roma estavam sendo influenciados pelo testemunho de Paulo e consequentemente a pregação da Palavra era mais freqüente e cheia de entusiasmo. O Servo de Deus diz que nem todos foram estimulados, mas a sua maioria, isto significa que nem todos os que se dizem filhos de Deus são realmente tocados pelo testemunho verdadeiro.
II.                A graça de Cristo une o homem a Ele. “Estimulados no Senhor... .”Significa dizer que os verdadeiros Cristãos tem uma aliança eterna com Jesus o termo “..no Senhor...”, significa que é em cristo que encontram forças para diante da provação de Paulo pregar as Boas Novas de Salvação.Através da dor de Paulo os irmãos no Senhor foram avivados a pregar o evangelho.

Versículo 15 e 16




sábado, 13 de agosto de 2011

OS INIMIGOS DA GRAÇA


Atos 13.13-41 – Ler (13.42 – 14:22)

I – Agora veja os eixos dessa mensagem:
1. A revelação e a história (13.17-23)
2. A revelação e sua interpretação em Cristo (13.27-28)
3. A revelação e sua validação na ressurreição (13.34-37)
4. A revelação como cumprimento da Lei (13.38-41)

II – O nome de tudo isto é a “Graça de Deus” (13.43).

III – O problema é a insuportabilidade da Graça num ambiente inchado pela Lei e suas doenças (13.44-14.22).
1. Aparecem as invejas (13.44-45)
2. A Graça denuncia nossa doentia vontade de nos fazermos “dignos” da vida eterna (13.46) – Em Antioquia da Pisídia
3. A rejeição da Graça gera um espírito persecutório (13.50-14.5-6 Icônio) e homicida (14.19)

IV – Todavia a Graça vista em ação e não discernida como revelação – livre, gera idolatria.
1. Os milagres viram objeto de culto em-si-mesmos (14.8-11)
2. Os instrumentos da Graça viram “deuses” (14.11-13)
3. Torna-se uma grande dificuldade ensinar alguém a “separar” o agente-eleito da Graça, de suas manifestações (14:18).

V – O que Paulo faz para lidar com essas “contradições” geradas pela Palavra da Graça?
1. Persuade os homens a perseverarem nela (13.43).
2. Mostra a universalidade da Graça (13.46-47).
3. Entende que nem todos a entendem – pois é revelação (13.48).
4. Crê que a Graça é não apenas inclusão, mas é também poder (14.3)
5. Aceita a “divisão” que ela causa como natural (14.5-6).
6. Des-constrói os extremos da resposta à Graça:
1. O legalismo, com a Revelação Histórica (13.16-41).
2. O paganismo dos deuses, com a afirmação da Graça como Graça e dos homens como homens.
1. Rasgaram as suas vestes (14.14).
2. Revelaram sua igualdade homens – única realidade
que exalta a Graça! (14.15).
3. Denunciaram o fato de que a Graça é o triturador
de todos os Panteões (14.15-18).

VI – Como devem viver os que acolheram e foram acolhidos pela Graça? (14.21-22):
1. Não negociar o Evangelho (21).
2. Não tentar ser uma multidão, mas discípulos (21b).
3. Fortalecerem as suas almas, como discípulos da Graça (22).
3.1 Firmes na fé.
3.2 Anulando as relações de causa e efeito – conforme a Graça (22 b e c).

CONCLUSÃO:
1. Dois mil anos passaram – Os judaizantes mudaram de nome. A maioria deles hoje é evangélica.
2. Os métodos mudaram – Mas continuam a sentir “coceira nos ouvidos” quando a Palavra da Graça de Deus é pregada.
3. E nós?

NÓS VAMOS NOS TRATAR UNS AOS OUTROS COMO PAULO TRATOU OS DISCÍPULOS (14.20-22).

ELEIÇÃO




A eleição deve ser comparada, a um portão onde o lado de fora está escrito “vinde a mim” do outro lado de dentro “eu te chamei”. A responsabilidade humana é fator primordial para   que  a eleição se concretize em nossas vidas ou seja, o ser humano tem uma participação crucial neste processo. Poderemos comparar a eleição com o antigo tabernaculo sendo assim:

  • Predestinou – Santo dos santos
  • Chamou – frente à entrada principal
  • Justificou – ao lado do altar do holocausto
  • Glorificou – Santo lugar

Indubitavelmente a eleição depende destes processos associados a nossa vida diária.

IGREJA REFORMADA

Quando a reformada explodiu na Europa somente pela graça era possível suportar a perseguição, e continuar andando pela fé, na certeza da salvação conseqüentemente surgiu entre o século 17 uma discussão sobre fé, perseverança e predestinação encabeçada por Jacobus Arminus.Logo observamos que o Arminianismo é um capitulo da doutrina da salvação, a soteorologia, que estuda a doutrina da salvação. Os Arminianos acreditavam:

  • A predestinação se baseava na fé prevista.
  • Reconciliação geral.
  • O homem caído era mais ou menos bom.
  • A graça de Deus é resistível.
  • O salvo poderia perder a salvação.

O ARMINIANISMO

O Arminianismo se traduz como sendo uma parte da soteorologia, doutrina que estuda como o homem se salva.Existia uma linha de pensamento da soteorologia que afirmava que o homem podia salvar-se a si mesmo, pois o homem em si era bom.Agostinho foi uma grande pedra no caminho desta doutrina. A reforma colocou a doutrina da graça novamente no pedestal; a salvação não podia ocorrer por obras somente pela fé.

Neste período, já era claro que a natureza humana sempre tende a se desviar da doutrina pura da palavra de Deus.
Sendo assim a arminianismo era um tipo de pelagianismo centralizado em cinco pontos:


·        Predestinação
  • Reconciliação geral
  • Bondade do homem caído
  • A resistível graça de Deus
  • O salvo poderia perder a salvação

PERDIÇÃO

As duas linhas doutrinarias divergiam quanto ao estrago que o pecado fazia no ser humano, os arminianos que o estrago é por partes, os reformado que o estrago é total.
A natureza do homem esta contaminada com o pecado desde o ventre materno. Sendo assim peco na verdade por ser pecador.

VOCAÇÃO

Existe dois tipos de pecadores aqueles que ao ouvirem o chamado de Deus, o aceitam e aqueles que resolvem simplesmente dizer não, ou seja, os vocacionados para a salvação e os não.

SALVAÇÃO

O sangue de Jesus é suficiente para salvar toda a humanidade?Sim, porém nem todos aceitam serem banhados pelo sangue do cordeiro.
O que poderíamos concluir sobre o pensamento arminiano é que uma vez eleitos, não necessitaríamos do sacrificio de Jesus nem tão pouco da pregação da palavra de Deus, pois o  Senhor já teria nos separado antes que tudo com relação a Jesus acontecesse. A verdade é que o sangue de Jesus salva porém devemos aceitar a aspersão desse sangue sobre nós.

PRESERVACÃO

        O crente quando aceita o Senhor Jesus como salvador, sela sua vida com o maior bem; a salvação bem este que, ninguém pode tirar de nós.Somos mantidos            firmes pela misericórdia de Deus. Desta forma a presença do pecado enquanto estivermos neste mundo não se apartará de nós, porém o Senhor nos preservara para a vida eterna.

PREDESTINAÇÃO

         O ser humano é eleito de Deus porque fomos amados primeiro. O senhor nos escolheu porque somos santos porem, não devemos usar da graça do Senhor para cairmos no pecado.O pastor conhece suas ovelhas a as ovelhas o reconhecem. Não fomos nós que escolhemos o Senhor Ele que nos escolheu.



HISTORIA DA IGREJA

        Após 30 anos do Sínodo de Dont, houve outra conferencia chamada Assembléia de Wentminster, onde fora preparados e publicados o Catecismo e a Confissão de Wentminster. Mesmo depois destes acontecimentos o Arminianismo não desapareceu, apenas mudou de defensores.

TRÊS LEMBRETES

         Devemos ser pacientes por causa das nossas limitações humanas.Também crescentes na palavra e por fim, conscientes de que nem sempre podemos convencer os outros sobre nosso ponto de vista.

UMA ANTIGA ADVERTÊNCIA PARA HOJE

         O Sínodo de Dont advertiu: Todos os crentes devem comporta-se Santos e em piedade diante de Deus.Seus pensamentos devem estar em concordância com a Bíblia.

         A Assembléia de Westminster: A predestinação deve ser tratada com prudência e, cuidado a fim de que os homens, possam certificar-se da sua eterna eleição.

       As advertências não ocultaram as verdades bíblicas sobre a perdição de muitos, porém não deixa claro que isto ocorrerá porque pessoas rejeitaram a chamada de Deus.
       Caso não tivesse aceitado Jesus, seria um perdido por minha culpa.Não devemos negar nossa responsabilidade pessoal e sei que pecamos porque somos pecadores.

ORAÇÃO

       A eleição deve voltar a ser assunto de deleite e consolação nas nossas igrejas.Para que isso ocorra devemos orar sem cessar.

O ALVO DA ELEIÇÃO
PARA SERMOS COMO JESUS


       Deus nos predestinou, nos elegeu para sermos conforme a imagem de Jesus.Esse era o nosso pré-destino sermos concertados na oficina de Deus.O Espírito Santo age nos moldando num processo chamado:santificação.
       

         

PARA SERMOS PROFETAS

          Devemos ser profetas do Senhor, buscando diariamente servi-lo da maneira mais sincera e eficaz possível, porem para evangelizar efetivamente e necessario ter preparo, e o melhor preparo é a oração.

                                          PARA SERMOS SACERDOTES

         Temos a obrigação de sermos servos no sentido de ajudar pessoas a reconciliar-se com Deus. Em primeiro lugar ajudando, verticalmente na reconciliação. Em segundo lugar horizontalmente, reconciliando os homens entre si mesmos.

                                         PARA SERMOS REIS

          Quando buscamos ser Reis estamos fazendo a vontade de Deus que deseja que sejamos, semelhantes ao seu filho Jesus, frutificando na abundante graça de Deus.

                                        O ALVO SUPREMO

        O alvo supremo independente das linhas de doutrinas sobre eleição, é a gloria de Deus.Cada um servindo ao Senhor na sua própria vocação.




                                         ANÁLISE CRITICA


       O autor deseja tratar talvez de como ser um verdadeiro servo de Deus, pois inicia o livro enfatizando a doutrina da eleição e termina causando uma confusão de idéias e doutrinas.
        Confissões de um peregrino, é uma mistura de diário espiritual e apanhado conclusivo pessoal da doutrina da eleição, na ótica do autor. O mesmo tenta justificar, porque alguns crentes não crêem na doutrina da eleição. Usa e abusa, de indagações e afirmações. Explora veementemente comparando a eleição com o Santuário do Antigo testamento.
         O autor resume predestinação num mero trocadilho de textos de romanos, comparando-os sem base bíblica com o santuário.
         O autor se coloca num fogo cruzado entre duas correntes teológicas, sobre predestinação. Ele faz uma breve comparação do livre arbítrio com vocação, para ser salvo; há aqueles que tem vocação para serem eleitos, como também o contrario.
          ELEIÇÃO=FÉ+BOAS OBRAS
          REPROVAÇÃO=INCREDULIDADE+IMPIEDADE

    Chega-se a conclusão que o livro deixa no ar uma dúvida sobre qual assunto estava o autor tentado dar ênfase porem em meio a trapalhadas mostra-nos que o único objetivo de aprendermos sobre eleição é a gloria do nosso Deus e salvação do seu povo
         

Até os filhos de Deus sofrem derrotas.




No mundo tereis aflições mais tende bom animo
Até Jesus teve uma aparente derrota ele precisou perder para poder ganhar ( CRUZ )
Porem Deus nunca é derrotado!
Em toda a palavra os filhos de Deus passam por circunstancias, lutas, aflições tentações .
EX: historia do povo de Israel
A pergunta é quais os motivos que nos levam a cair a sermos derrotados???
1 – Tratamento de Deus ( Quando Deus permite as circunstancias de aparente derrotas, ou seja, perdas para que sejamos tratados – O Oleiro moldando o barro para que o vaso seja feito )
2- Ou quando damos brecha e abrimos a nossa vida dando legalidade para que Satanás nos aflija ( desobediência )
Mais como eu sei se o que estou passando é uma derrota causada pelo o meu erro ou por que Deus esta tratando comigo?
Quando Deus esta tratando o resultado da perda gera FRUTOS Ex: situações onde o nome do Senhor é Glorificado, onde você vê o cuidado de Deus e identifica a mudança que essa derrota gerou  em você. Geralmente é o que chamamos de DESERTO em nossas vidas.
Porem quando Deus não esta no negocio não vemos frutos nem resultados, apenas se encontra num estado de derrota, paralisia falta de esperança.
 È necessário se auto-analisar :  Porque Senhor a minha vida esta assim?
                                                                Onde eu errei? O que está errado? O que eu posso mudar?
JOSUÉ  7:1-8
O povo de Israel estava vivendo um momento de vitorias consecutivas, grandes vitorias no comando de Josué . Mais chegou o momento onde  houve a derrota, de onde eles menos esperavam, do povo de AI.
(Passmos por momentos em que conquistamos vitorias grandiosas em áreas de nossa vida, ganhamos confiança e achamos que tudo esta sob controle, e ignoramos os pequenos inimigos )
V - 7:2 – Terra de AI – um povo tão pequeno! EX: venci as drogas, mais cai em algo muito pequeno
V – 7:3 – Conselhos humanos nos levam a derrota, devemos ouvir apenas o Senhor, homens e mulheres de Deus conselhos de acordo com a palavra do Senhor. Devemos fugir dos Achismos *
O povo aconselhou a Josué não levar todos os homens, ou seja,  acharam que a batalha já estava ganha descansaram , desvalorizarão o inimigo.
V – 7:4 – Josué se precipitou no orgulho, confiança, soberba  - Achamos que não vamos mais cair, o coração se enche de orgulho de que Deus é comigo. Vigie por que você não é auto-suficiente.
Em Josué 5:13-15 – Deus prepara Josué, ele tem experiência com Deus, Ele fala com Josué .
(As vezes vem a soberba espiritual, agora sou líder, agora Deus fala comigo, sou liberto Deus me usa)
Josué 6:17-19 – Deus disse para o povo não pegar nada! O que Deus tem pedido e dito para nós? Isso não é para você , eu não quero que você faça isso!!!
Porém um homem Acã pecou;
  V-7:1 – As vezes parece que dentro de nós esta tudo bem, tudo certo... è preciso se analisar, ser sincero conosco. O que há dentro de nós, apenas uma brecha pode desmoronar tudo.
V- 7:6-9  -  Assim como Josué nos questionamos, Senhor e agora? O que vão dizer de Ti, com essa minha situação com essa derrota, queda? O que fazer? De onde vem aminha queda, qual o meu pecado???
V- 7:10-16 – O  Senhor revela a Josué o motivo da derrota. Pelo o pecado de um , pela desobediência de um , todo o povo perdeu. O Senhor revela a área onde existe pecado que tem te levado a derrotas em toda tua vida!
V – 7:20-21 - Acã confessa o pecado a Josué . PECADO OCULTO  - mentira, engano, gera derrota!
Acã desejou e acabou desobedecendo e pegando para si a CAPA BABILONICA = mundo, desejos do mundo, SICLOS DE PRATA = desejo por instabilidade ou seja anseios pelo o futuro e CUNHA DE OURO = idolatria quanto ao que queremos, áreas em nossas vidas que desejamos ter realizadas.
A sedução das coisas do mundo ativou a cobiça que gerou o pecado , a conseqüência do pecado é a mote, a derrota!
A pergunta é de onde vem as nossas derrotas? Do que Deus permite para nos tratar ou de nossas brechas?
Não existe nada em oculto para Deus! Se analise e se concerte  para que aja vitorias e não derrotas!